Trabalhar viajando: 7 dicas para pôr o pé na estrada

Trabalhar viajando: um bom planejamento é necessário para quem

Trabalhar viajando é um estilo de vida cada vez mais buscado por profissionais cansados da rotina de escritório. Embora pareça difícil de realizar, é uma opção possível e muito interessante, principalmente para quem já está acostumado à vida de freelancer.

Profissionais que atuam remotamente, têm horários e prazos flexíveis, e conseguem organizar bem o tempo, podem apostar na vida pelas estradas. No entanto, antes de sair, é necessário saber bem o que se está fazendo, para que o sonho de trabalhar viajando não dure menos que o esperado.

Algumas dicas podem ajudar a dar o pontapé inicial.

7 Dicas para quem quer trabalhar viajando

1 – Planeje-se bem antes de sair

Decidiu trabalhar viajando? Ótimo. Antes de fazer as malas, leve algumas coisas em consideração.

  • É importante guardar algum dinheiro antes de sair. O pé de meia vai ser muito importante em emergências, períodos de “seca” de projetos e mesmo para dar alguma segurança.
  • Um plano de saúde internacional também é importante para viajar tranquilo. Alguns países exigem este tipo de convênio de visitantes. Além disso, ele pode sair bem mais barato do que uma eventual despesa médica ou odontológica no exterior.
  • De preferência, deixe alguns projetos já combinados com clientes. Deixar para buscar trabalhos durante a viagem é bem mais estressante. A garantia de que algum dinheiro vai entrar passa segurança para a jornada.
  • Pense nos equipamentos que vai precisar. Computador, câmera fotográfica, HD externo, mesa de desenho. Cada profissão exige uma parafernalha diferente, e comprar equipamentos em outros lugares pode sair bem mais caro do que planejar as compras de antemão.
  • Prepare um bom portfólio com seus projetos para oferecer seus serviços sempre que possível.

2 – Corte custos

Para trabalhar viajando, é preciso se desapegar de gastos desnecessários. Existem várias formas de economizar dinheiro em uma viagem. Aqui estão algumas delas:

  • Existem vários sites para fazer trabalho voluntário no exterior. É possível trabalhar, por cerca de 20 horas semanais, em hostels, bares, fazendas orgânicas e outros negócios pequenos. Em troca, você ganha hospedagem, comida e um lugar tranquilo para trabalhar em seus projetos remunerados.
  • Para o transporte, aposte nos grupos de carona no facebook ou em aplicativos de viagens compartilhadas. A boa e velha carona na estrada também funciona bem.
  • Se precisar viajar de avião, fuja das altas temporadas e pesquise sempre por ofertas especiais.

Conheça as outras dicas para trabalhar viajando no site da Widoox.