Três passos para um networking eficiente

Networking é fundamental para mapear novas possibilidades

Hoje em dia, estabelecer e cultivar contatos profissionais, é uma prática essencial para todo profissional. É por meio deles que podemos encontrar bons candidatos, mudar de carreira, avançar profissionalmente e receber convites para novas oportunidades.

O networking pode e deve acontecer desde a época de faculdade: mantenha contato com seus professores e colegas de classe, aproveite palestras, congressos e outros eventos acadêmicos para conhecer profissionais que já atuam na área.  Lembre-se: esses relacionamentos podem fazer a diferença na sua busca por um emprego ou ainda em uma futura mudança de carreira.

Quando saímos da vida universitária e colocamos o pé no mercado de trabalho, o networking só tende a aumentar, podendo ocorrer de duas formas: externa e internamente. O primeiro caso acontece sempre que aproveitamos uma deixa para conhecer novos profissionais, adquirir aprendizados e estabelecer vínculos.

Já o segundo, ocorre dentro dos corredores da empresa, quando abraçamos um projeto interdisciplinar ou conversamos com colegas de outros departamentos, tendo a chance de mostrar o nosso trabalho e principalmente de conhecer mais sobre o negócio.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o tão falado networtking, confira as dicas que separamos para te ajudar a montar uma rede de relacionamentos realmente eficiente:

1- Faça um diagnóstico: consigo pensar rapidamente em pessoas a quem posso recorrer para buscar informações ou pedir ajuda? Sou convidado frequentemente para encontros e eventos? Dentro da minha empresa sou reconhecido por funcionários de outras áreas pelo meu trabalho?  Use essas perguntas como termômetro para medir como anda o seu networking. E se a resposta para a maioria delas for não, é sinal de que você precisa dar mais atenção aos pontos a seguir.

2- Agarre todas as oportunidades! Novos relacionamentos profissionais podem surgir em qualquer lugar: em uma volta ao shopping, um evento corporativo, um happy hour depois do trabalho, um almoço no final de semana e nas redes sociais. Por isso, esteja sempre preparado para iniciar um bom bate-papo e mantenha as suas redes sociais profissionais atualizadas.

Não perca a chance de se apresentar ou de ser apresentado a pessoas que você considera importantes no seu campo de atuação. Independentemente do cargo, seja sempre gentil e cordial, demonstre interesse em conhecer a pessoa e faça perguntas sobre a sua trajetória e o seu trabalho. Afinal, nunca se sabe quando você precisará dela.

3- Cultive hoje para colher amanhã: apenas estabelecer contatos não basta, é preciso cuidar pessoalmente de cada um deles. Sempre que conhecer alguém novo, lembre-se de adicioná-lo às suas redes sociais, procure compartilhar conteúdos relevantes com essas pessoas, responda as mensagens e convites que receber (mesmo que não possa comparecer), marque encontros pessoais quando possível e procure ajudá-las se for necessário. Assim quando você precisar de ajuda, será lembrado como alguém que ajudou.