Universitárias de Harvard inventam bola que gera energia elétrica
Em praticamente qualquer lugar do planeta, onde houver um grupo de crianças e uma bola, está provavelmente estará sendo chutada com uma verdadeira turba correndo atrás dela. Com isso em mente, as sócias Jessica Matthews e Julia Siverman, aliaram o esporte e a sustentabilidade com a SOCCKET, uma bola que produz energia.
A ideia do dispositivo é muito simples, a energia cinética produzida durante a brincadeira com a bola é transformada em energia elétrica e armazenada. Mais tarde, é possível plugar pequenos dispositivos nela, como celulares ou lâmpadas. A capacidade dela é três horas de bateria por 15 minutos jogados.
Matthews e Silverman tiveram a ideia do projeto quando cursavam uma disciplina de engenharia, na universidade de Harvard. Ironicamente, nenhuma das duas é engenheira de formação. O fato é comentado no vídeo divulgação de inovadores, produzido pela rede BestBuy. Confira o vídeo (em inglês):
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
A bola ainda não é comercializada, mas o seu preço está previsto para ser pouco mais que o valor de uma bola convencional.