Você realmente quer ser trainee?

Você que está próximo do término da graduação, ou que se formou recentemente, já deve ter se perguntado: devo encarar um Programa de Trainee? Que diferencial de fato ele vai trazer para minha carreira?

O que talvez você ainda não saiba é que nos dias de hoje, os Programas de Trainee podem ter objetivos muito diferentes dependendo da empresa. No passado, ser um trainee era sinônimo de ser um líder num futuro próximo. Ou seja, logo ao término do Programa você assumiria uma posição de gestor de pessoas.

Nos dias de hoje, isso não é mais verdade absoluta. A maior parte dos programas busca sim acelerar a carreira de jovens potenciais, mas o prazo é outro. Muitas vezes você ainda levará 4, 5 ou mais anos para chegar a uma posição de gerência. Em outros casos, o trainee está sendo desenvolvido para ocupar a posição de um especialista.

Em resumo? Pesquise! Busque entender qual é o objetivo do programa, quais são as ações de desenvolvimento, suas etapas e ferramentas de avaliação de desempenho. Somente com essas informações em mãos você poderá avaliar se ele atenderá suas expectativas.

Agora, se você já buscou todas as informações necessárias e realmente decidiu por iniciar sua carreira como trainee, saiba que o processo seletivo (concorrido!) é somente o começo. Prepare-se para ser desafiado constantemente, para aprender novas ferramentas,  para desenvolver comportamentos como análise, negociação, comunicação entre outros.

É importante que você se sinta confortável com situações de avaliação e exposição. Não é à toa que os candidatos passam por uma batelada de testes, dinâmicas e entrevistas. A ideia é que você siga nesse ritmo acelerado de desenvolvimento até o final do programa. E depois também, claro!

Por último, não podemos deixar de mencionar o que as empresas esperam de um trainee. Aprendizado acelerado, dinamismo, visão critica e construtiva são só alguns exemplos. Mas se tivermos que resumir ou escolher as mais impactantes atualmente, eu diria: protagonismo e espírito empreendedor.

Ou seja, profissionais que não vão paralisar diante de qualquer dificuldade, que vão assumir os desafios e responsabilidades para si, que vão cavar oportunidades para seus projetos, etc.

Mesmo que você não comece sua carreira como trainee, saiba que uma atitude empreendedora e proativa sempre é uma boa forma de se destacar. Porque afinal, não é o programa que fará sucesso por você, e sim você que é dono (e responsável) por seu sucesso.

Boa sorte!