Você sabe o que é Design Thinking? Hora de aprender e ser mais criativo

O Projeto Draft está publicando uma série de posts para explicar as principais palavras do vocabulário dos empreendedores da nova economia. São termos e expressões que você precisa saber: seja para conhecer as novas ferramentas que vão impulsionar seus negócios ou para te ajudar a falar a mesma língua de mentores e investidores. Um dos verbetes é…

DESIGN THINKING

O que acham que é: Algo relacionado a design, artes ou estética. E provavelmente a post-its.

O que realmente é: Uma forma de resolver problemas, desenvolver produtos e pensar projetos baseada no processo cognitivo que os designers usam. Fazem parte do pacote: pesquisa, brainstorms, seleção de ideias, prototipagem. “Design Thinking é uma abordagem antropocêntrica para inovação que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios”, conceitua Tim Brown, autor do livro Change By Design.

Para que serve: Principalmente para criar novos produtos e serviços. Mas a lista de utilidades é extensa: pensar em soluções para problemas de empresas e seus clientes, desenvolver novas ferramentas e até marcas… enfim, para fazer inovação na prática. “Como o Design Thinking é uma abordagem, uma forma de encarar as coisas, o ideal é que os principais valores dele — empatia, colaboração, experimentação — sejam incorporados ao dia a dia das empresas, para resolver todo tipo de situação”, afirma Luis Alt, que ensina a técnica na Escola de Inovação em Serviços, em São Paulo.

Quem inventou? Quem usa? Quais os efeitos colaterais? Quem é contra? Onde aprender mais a respeito?

Leia o verbete completo no Projeto Draft, site que conta a história de empreendedores criativos do Brasil que estão gerando negócios inovadores e inspiradores.