14 dicas para ajudar a criança a se sentir acolhida na nova escola

17/02/2016 13:42 / Atualizado em 07/05/2020 02:16

Como pais e familiares podem agir para tornar mais acolhedora a entrada da criança na escola? Pensando tanto no caso dos pequenos e pequenas que enfrentam o desafio pela primeira vez, como para aqueles que estão realizando a transição da creche para a escola, familiares e educadores da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Monte Belo, em São Paulo, prepararam uma lista para o Centro de Referências em Educação Integral com 14 dicas para ajudar familiares a lidar com suas crianças nesse momento.

1. Tente resolver suas dúvidas e inseguranças em relação à escola. Sua criança é capaz de ler suas emoções mesmo quando suas palavras dizem o contrário. Transmita a ela confiança e alegria por esse momento.

2. Converse com sua criança sobre os motivos dela estar indo para a escola. Diga a ela o que vai acontecer, que ela ficará sozinha por um tempo aqui e depois retornará para casa. Prepare-a para o que virá, assim a ansiedade diminui e ela pode se acalmar.

3. Não minta. Não diga que vai ali e já volta, não prometa presentes e doces, não a ameace para que ela fique na escola e nem a engane sobre as pessoas que trabalham na escola. Quando você mente e ela descobre a verdade logo depois, a confiança dela em você e na escola fica abalada.

4. Caso sua criança resista a ficar na escola, você pode entrar com ela até que você e ela se sintam mais calmos. Na hora da despedida, seja firme. Não pergunte à criança se você pode ir embora. Coloque a criança no chão, despeça-se e saia. Tenha calma nesse momento, avisando a ela que, depois de algum tempo, ela voltará para casa.

5. Aprenda a lidar com o choro da criança como um sinal de expressão de emoção. A escola está preparada para lidar com isso. Não se preocupe e nem brigue com a criança caso ela chore.

6. Prepare-se para mudanças de humor em relação à escola nos primeiros meses. Boa parte das crianças não passa por isso, mas algumas podem começar tranquilas e depois, quando passa a novidade, sentirem-se tristes em vir. Isso é esperado. Não desistam de trazer a criança – quanto mais ela falta, mais difícil fica.

7. Não fale mal da escola ou das profissionais que trabalham aqui na frente da criança. Caso tenha dúvidas ou reclamações, procure a instituição. Assim, a criança se sentirá segura quando for deixada no local.

8. A escola é um ambiente coletivo que tem muitas regras de convivência e funcionamento, e algumas delas podem ser diferentes das regras de cada casa. Prepare-se para observar mudanças no comportamento de sua criança, pois é inevitável que ela seja influenciada pelo que vive na escola.

9. Aceite a independência da criança e celebre isso! Seu bebê está crescendo, e isso não é ruim, é uma conquista! Por mais que às vezes doa.

10. Algumas coisas complicadas podem acontecer na escola, por mais que os profissionais estejam atentos e cuidando de todas as meninas e meninos com muito zelo. Crianças brigam, se machucam, rejeitam comida, têm dificuldade de usar o banheiro, perdem e misturam coisas, têm dificuldade de ouvir “não” e se adaptar a algumas regras, não se comunicam com adultos… Resolva os problemas com calma. Muitas situações não podem ser evitadas, mas é importante saber que a criança será ouvida e atendida da melhor forma possível pelos educadores da escola.

Confira a lista completa no Centro de referências em Educação Integral