A história do brasileiro que deu uma volta ao mundo entrevistando crianças

A obra “Jovem O Suficiente” conta a história de Felipe Sant’Ana Pereira cujo melhor amigo desistiu do sonho que ambos sonhavam desde a infância, quando estavam prestes a realizá-lo: uma viagem de volta ao mundo.

Percebendo que todos ao seu redor viravam adultos e abandonavam antigos sonhos, Felipe decidiu partir sozinho. Foram seis meses na Europa, seis na Ásia e praticamente cinco meses na América Central. Ele entrevistou e fotografou as crianças que cruzaram meu caminho, tentando redescobrir a juventude através das palavras e dos olhares delas.

Ele encontrou com a vida, estampada no sorriso de cada criança que viu pelo caminho, mas também presenciou sofrimento e morte. Ele mesmo escapou por um triz de um atentado terrorista em Java, na Indonésia, e ficou aterrorizado quando precisou ser operado em um precário hospital na Bulgária.

“Os lugares que mais me marcaram não foram aqueles que percorri rapidamente cobrindo grande distância, mas sim aqueles em que diminuí o ritmo e permaneci por um bom tempo. É o caso da vila na Indonésia em que fui “adotado” por uma família nativa, virei professor em meio período na escola local, aprendi a me comunicar no dialeto deles e surfei e joguei bola até não poder mais”, relembra.

Enquanto se aventurava por países de distantes, cumprindo seu sonho de criança, Felipe escreveu uma longa carta ao amigo que abandonou a promessa. A carta será foi transformada no livro, “Jovem o Suficiente”, que conta a aventura em detalhes. A obra foi financiada por meio da plataforma de financiamento coletivo Catarse e conquistou mais que o dobro do valor inicial necessário.