Acampar ajuda crianças a irem melhor na escola, indica estudo
O contato com a natureza é tão importante para o desenvolvimento na infância que os pediatras estão prescrevendo natureza. E um estudo realizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, oferece mais um indício do benefício desse contato. De acordo com o estudo, que analisou respostas de 500 mil membros da organização Camping and Caravanning Club, crianças que acampam pelo menos uma vez ao ano são mais saudáveis, felizes e têm melhor desempenho escolar.
O estudo também indica que 98% dos pais entrevistados consideram que os filhos apreciam e se conectam mais com a natureza após acamparem, 95% disseram que os filhos ficam mais felizes durante os acampamentos e 93% disseram sentir que a atividade fornece habilidade úteis para a vida mais tarde. Além disso, acampar é uma forma de proporcionar às crianças uma sensação de liberdade, independência e confiança.
“Curiosamente, os pais entrevistados acreditavam que o campismo apoiou as disciplinas curriculares fundamentais, como geografia, história e ciências”, explicou Sue Waite, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo.
- Aplicativo de triagem ajuda a detectar autismo em crianças
- Mês das Crianças: a diversão é garantida no São Bernardo Plaza com mais de dez atrações infantis
- Shopping Vila Olímpia promove o SVO SECRETINHO com School of Rock para o Dia das Crianças
- Dia das Crianças: 15 hotéis e resorts para viajar com os pequenos
A pesquisa também contou com entrevistas de crianças, que foram perguntadas sobre o que mais gostavam nos acampamentos: fazer novas amizades, se divertir e aprender novas habilidades.
Leia também: Filme mostra relevância do brincar na natureza para a educação
Com informações de Ciclovivo.