Afinal, filho é sinônimo de felicidade?
“Por que pessoas sem filhos parecem mais felizes e donas de seu destino?”, esse é o título de coluna de Luiz Felipe Pondé publicada hoje, 19 de dezembro, no jornal Folha de S. Paulo. No texto, o colunista comenta sobre a opção de muitas famílias de, em vez de filhos, terem pets.
Mas, será que a afirmação desse título -de que pessoas sem filhos são mais felizes- é verdadeira? Será mesmo que há relação direta entre ter, ou não, filhos e a felicidade?
Para saber mais, resolvemos perguntar aos leitores do Catraquinha e do Catraca Livre sobre suas opiniões, confira algumas respostas:
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- Resort all inclusive: o que compensa e o que é furada
- Quer viajar sozinho aos 17 anos? Descubra como é permitido
- Sol, praias e festa: qual é a melhor época para ir à Tailândia?
“Fui feliz sem meus filhos e sou feliz com meus filhos, momentos diferentes, aproveitei enquanto não os tinha e aproveito de uma forma diferente agora que os tenho. A felicidade depende somente de nós”, Luciana Cardoso, na página do Catraquinha.
“Parecer não é ser. Ser feliz depende de como estamos bem com nós mesmos. Se vou ou não ter filhos, isso não me trará maior ou menor felicidade, até porque, não podemos dizer o que é felicidade. Não é um conceito absoluto. Sou muito feliz com minha filha. Era feliz antes dela. Diferentes tipos de felicidade em diferentes momentos da minha vida”, Thais Menezes de Carvalho, na página do Catraca Livre.
“A felicidade independe de ter filho ou não… a felicidade é uma plantinha que cresce de dentro pra fora. Filho, nem ninguém, traz felicidade mas quando compartilhada a felicidade é dobrada”, Carol Lottfi, na página do Catraquinha.
“Acho que depende da realidade de cada um. Não posso generalizar “felicidade ” pelo fato de ter ou não filhos. Eu não tenho e sou feliz, tenho amigas que são mães e são felizes. É relativo, assim como ser casada ou solteira. Acredito que tudo é questão de escolha e independente de qual for, se sentir em paz”, Rubya K. de Paula, na página do Catraca Livre.
Quer ver mais respostas? Confira aqui o que os leitores do Catraquinha disseram e aqui a opinião dos leitores do Catraca Livre.
Leia também: