Afinal, você sabe o que faz uma doula?

Por: Camila Hungria

Nas últimas semanas uma resolução do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), que proíbe a atuação e doulas em partos hospitalares do estado, levantou grande polêmica em relação ao tema. Agora, a população se organiza por meio de abaixo-assinados e um ato pela rápida aprovação de projeto de lei que obriga hospitais a permitirem a presença de doulas estão sendo organizados.

Mas, você sabe exatamente o que faz (e o que não faz) uma doula, qual seu papel no momento do trabalho de parto e o que a legislação diz sobre isso? Descubra a seguir:

Doulas são profissionais que atuam na assistência física e emocional gestantes e mães durante a gestação, trabalho de parto e parto e após o nascimento da criança.

Durante o trabalho de parto, é função da doula oferecer assistência física e emocional à mãe, ajudando-a lidar com a dor, por meio de métodos não-farmacológicos, exercícios de respiração, e também a encontrar melhores posições durante todo o processo.

Embora exista uma formação específica para atuar como doula, esse tipo de profissional não precisa ter formação na área médica. Isso acontece pois sua atuação é restrita. Uma doula não pode prestar assistência aos partos, realizar exames, interferir nas condutas e nem substituir médicos ou obstetrizes – que são, por sua vez, os profissionais capacitados e autorizados a oferecer esse tipo de assistência à gestante no momento do parto.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Ministério da Saúde reconhecem que a presença da doula traz ganhos significativos à gestante e ao recém-nascido. Estudos revelam que o acompanhamento destas profissionais pode baixar em até 50% o número de cesarianas. Além disso, o trabalho de parto fica mais tranquilo e rápido, diminuindo em até 60% a aplicação de anestesia. suporte contínuo durante o trabalho de parto pode estar relacionado à redução no número de intervenções.

O site Doulas do Brasil disponibiliza um cadastro com contatos de doulas em cada estado. Acesse aqui.

Com informações de Nexo Jornal.