Animais brasileiros ameaçados de extinção são retratados em livro infantil
Quando as experiências se tornam raras, esparsas ou distantes, é quase natural que se tenha com a ausência uma relação de estranhamento. O livro “Bichos Vermelhos” é uma obra de resistência de autoria da escritora Lina Rosa Vieira.
O projeto editorial aprofunda a experiência lúdica ao trazer “retratos” em engenharia de papel da lista vermelha, ranking de alerta da União Internacional para Conservação da Natureza de espécies ameaçadas de extinção. Além dos textos a obra faz uma brincadeira inspiradora com a representação imagética desses animais de carne e osso como esculturas 3D em papel. Tal jogo de aproximação de linguagem fica ainda mais real com a experiência de montagem e colagem de bonecos ao fim da leitura.
“Queria falar de algo tão raro e transpor duplamente para uma experiência tátil. O livro é o instrumento e um convite para tornar hábito o que entre tantas transformações vem sendo raro: tanto as espécies ameaçadas extinção quanto a própria leitura”, comenta a autora Lina Rosa.
- Livro inédito conta a história da vida cultural de São Caetano e do ABC Paulista dos anos 50 até os dias de hoje
- Saiba como aproveitar o melhor do litoral norte de Alagoas
- O que fazer em São Paulo? A Catraca Livre te conta:
- Museus em São Paulo: conheça os melhores da cidade!
O lançamento será em parques e praças do Recife. A primeira tiragem terá mil cópias, distribuídas gratuitamente em bibliotecas públicas e em projetos sociais que incentivam a leitura. O livro também terá uma adaptação online disponível livremente para interação num hotsite.
10 livros infantis que abordam os direitos humanos
Ameaçados
A ariranha, que não é prima da aranha, pode ser identificada pela mancha no pescoço. O pássaro bicudo, o “garganta de aço”, sofre com a captura e o comércio ilegal. O caburé-de-pernambuco, é uma das menores corujas do mundo e a última vez que se viu um foi em 2001. O cachorro-do-mato vinagre é um animal arisco e que sofre com o desmatamento, assim como a codorna-buraqueira, que vive nos cerrados brasileiros tão maltratados. O galito é um passarinho que tem uma calda colorida, que lembra a do pavão. A jaguatirica é a prima menor da onça e está na lista assim como a onça-pintada, o maior felino das Américas.