App convida para brincar com poemas animados de Manoel de Barros
Sabe o que acontece quando poemas de Manoel de Barros são musicados por Márcio De Camillo, ilustrados e animados por Martha Barros, artista plástica e filha do poeta, e viram clipes musicais e também verdadeiras poesias brincantes (ou brinquedos poéticos)?
O aplicativo Crianceiras faz exatamente isso: reúne clipes de música animados – com canções do disco e espetáculo de mesmo nome, que foram criadas a partir da poesia de Manoel – e poesias interativas (das quais saem sons, palavras e iluminuras encantadas).
“Ao mergulhar em sua obra, percebi o quanto era lúdico aquele universo de encantamento e descobertas, vividas pelo poeta em sua infância pantaneira. Assim, ao musicar sua obra para o público infantil, quis criar uma ponte entre a poesia e a melodia, de forma que seus versos pudessem ser entoados como o canto dos passarinhos, e levados com o vento, sem direção…”, conta o compositor Márcio De Camillo, que decidiu musicar esses poemas para homenagear o poeta – e com o aval dele.
- II Feira do Livro e Literatura de Diadema começa nesta quinta
- II Feira do Livro e Literatura de Diadema começa nesta quinta
- Feira Literária reúne Xico Sá, Fernando Morais e Ferréz em Diadema
- Jurema Barreto e Zhô Bertholini apresentam live cultural com poemas e música neste sábado
Outra parte importante do app é a área da “poesia”, na qual os poemas se transformaram em verdadeiros brinquedos, com diversas palavras interativas que, ao serem tocadas, se misturam com coisas, sons e interpretações de significados. O aplicativo convida ainda os pequenos leitores a brincar de desenhar com as cores, texturas e personagens das iluminuras.Os pequenos leitores podem, ainda, personalizar suas próprias fotos com os temas e adesivos do aplicativo. Clique aqui para baixar gratuitamente.