Biblioteca sobre rodas estimula leitura em escolas e praças
Como criar uma cidade leitora e educadora? Em Ipatinga, no Estado de Minas Gerais, uma biblioteca sobre rodas está aproximando crianças de livros, nas escolas e em praças públicas. Diariamente, um ônibus, que foi transformado em biblioteca, estaciona em algum espaço público e descem mediadores de leitura que vão às escolas. Lá, eles promovem contações de histórias e convidam os estudantes a conhecer o ônibus. A ideia é que, além das crianças das escolas, qualquer pessoa possa entrar e escolher um livro para ler. Após a leitura, esse livro pode ser devolvido na escola mais próxima.
A Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, no bairro Bethania, foi uma das paradas do ônibus. Ali, mediadoras de leitura fantasiadas protagonizaram contações de história para as crianças mais novas da escola. Em seguida, os estudantes foram levados para dentro do ônibus em grupos que permaneciam por um bom tempo dentro do veículo, escolhendo qual livro levariam para casa.
A ideia, uma iniciativa da Secretaria de Educação da cidade, estimula que os estudantes possam escolher seus livros livremente, sem a obrigação de que estes sejam trabalhados em sala de aula ou gerem tarefas. Os livros, em sua maioria, foram obtidos por meio de doações.
- Tristeza sem motivo aparente pode indicar falta de nutriente
- Comer sem pressa: a nova arma contra o diabetes e o excesso de peso
- Hábitos que retardam o envelhecimento, segundo American Heart Association
- Os sintomas da doença sem cura que Cleo enfrenta
Com informações de Centro de Referências em Educação Integral