“Câmara Mirim’ convida crianças a criarem projetos de lei
Alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm até 1º de julho para inscrever projetos de lei de própria autoria no Câmara Mirim 2016. O Projeto é uma iniciativa do Plenarinho, portal infantil da Câmara dos Deputados, e é realizado todos os anos. A ideia é que as crianças enviem projetos de lei sobre assuntos que julguem importantes para a comunidade, a cidade ou o Brasil. Os projetos passarão por uma seleção e os autores dos três melhores projetos irão à Brasília (DF) nos dias 20 e 21 de outubro para defender as propostas em comissão e no Plenário da Câmara dos Deputados.
Além disso, cerca de 350 crianças e adolescentes, trazidos por suas escolas e câmaras mirins municipais, também têm a oportunidade de atuar como deputados por dois dias, discutindo e votando os projetos na Câmara. No dia 20 de outubro, os três projetos selecionados serão discutidos em três comissões pelos estudantes. No dia seguinte, crianças e adolescentes tomarão conta do Plenário Ulysses Guimarães, ocupando a Mesa Diretora, a tribuna, tendo voz, vez e voto, para discutir e votar as propostas.
Como participar?
- PEC 6 x 1 tem assinaturas suficientes para tramitar na Câmara. O que precisa para ser aprovada?
- Lula diz que deve liberar cassinos e jogos de azar
- Projeto de Lei pode ampliar Bolsa Família para trabalhadores
- Projeto de lei estuda incluir MEIs no Seguro-Desemprego
Para participar, é possível se inscrever pelo portal do Plenarinho ou pelos Correios, enviando uma carta para Plenarinho – Câmara Mirim, Palácio do Congresso Nacional – Câmara dos Deputados, Ed. Anexo I, 16º andar, sala 1609/ Praça dos Três Poderes, Brasília/DF – CEP: 70160-900.
Os projetos selecionados serão divulgados no dia 5 de agosto.