Caminhão passeia pelo Brasil ensinando fotografia para crianças
“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar’’. É como Gabriel, aluno de Osasco (SP), explica a experiência de uma oficina com o primeiro caminhão de fotografia do Brasil. Usar a fotografia como forma de incentivar a reflexão sobre o mundo ao redor, é exatamente o objetivo do PhotoTruck, da organização ImageMagica.
No circuito PhotoTruck, os educadores pegam a estrada, levando o tema “Meu Brasil” em uma viagem de seis meses por 33 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso, com o objetivo de visitar mais de oito mil alunos e professores nas atividades.
A proposta do tema é estimular os alunos a despertarem um olhar crítico sobre a diversidade da cultura brasileira e a refletirem sobre a relação com o mundo em que vivem por meio das fotografias e legendas produzidas por eles. “É algo valioso mostrar para uma criança um novo olhar do mesmo lugar em que ela está todos os dias. Há uma necessidade real de olhar para o mundo em que se vive e a oficina permite dar à criança esse momento de reflexão.” Conta Levi Fanan, educador da ImageMagica, que desde 2016 viaja com o PhotoTruck pelo Brasil.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
A unidade móvel encanta crianças e adultos, conta com uma câmera escura, em que os participantes aprendem, na prática e brincando, como as imagens são formadas; uma cabine fotográfica para criar autorretratos, além de transportar brinquedos educativos, como caleidoscópios e taumatrópios (ou pirulitos óticos).
Em cada município, os educadores do projeto visitam uma escola, centro comunitário ou praça pública, onde realizam dois dias de oficinas para 250 alunos. . Para encerrar a oficina, as imagens produzidas são impressas e os alunos e professores se reúnem e se mobilizam para organizar uma grande exposição de lambes nos muros da escola.