Campanha pede 10 MEGA de Internet em todas as escolas até 2016
Uma campanha da Fundação Lemann e do Instituto Inspirare, tem como objetivo a universalização da Internet rápida em todas as escolas públicas brasileiras para tornar possível o uso de tecnologias da educação em salas de aula.
A ação chama atenção para o fato de que, além da infraestrutura, é necessário que haja uma velocidade mínima para que a rede possa ser usada por todos os alunos no processo de aprendizagem. “A internet rápida democratiza o acesso a recursos pedagógicos de qualidade e promove a personalização, permitindo que alunos com diferentes perfis aprendam no seu ritmo e a partir de seus interesses e necessidades”, afirma Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare.
Um mapeamento técnico encomendado pelo movimento mostra que, de acordo com dados do Censo Escolar de 2013, das 190.706 escolas incluídas no levantamento, apenas 58% delas (11.053) possuem acesso à Internet, índice que cai para 48% se levarmos em conta as que dispõem de banda larga. Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia & Sociedade (ITS), ressalta que não se trata apenas de infraestrutura, mas principalmente da velocidade do acesso. “A campanha Internet na Escola quer não somente a qualidade mas também a equidade na educação do país”, afirma Lemos.
- 15 cursos gratuitos sobre STEM de Harvard, MIT, Google e mais
- 17 cursos gratuitos do Cederj abre mais de 7 mil vagas
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
- ILB tem 35 cursos gratuitos 100% online e abertos ao público
Para participar da campanha Internet na Escola, basta acessar o site internetnaescola.org. Lá, é possível realizar um teste online, rápido e gratuito que permite a alunos, professores e gestores escolares identificar a velocidade de conexão já disponível em suas escolas, enviar e-mail para a Presidência da República pedindo a assinatura do compromisso público por 10 MEGA de Internet em todas as escolas, além de compartilhar informações para ajudar na mobilização de toda a sociedade.