6 canções de ninar feitas por autores famosos para seus filhos
Uma canção de ninar pode ser muito mais do que uma música para embalar o sono do bebê. Pode ser também a expressão de vínculo, amor, zelo e cuidado.
Para embalar muitos soninhos por aí, a Nívea Salgado, do blog Mil dicas de Mãe, fez uma seleção de 6 canções de ninar escritas por compositores famosos para seus filhos, confira a seguir:
Acalanto – Dorival Caymmi
- ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em drama histórico; veja 7 pontos fundamentais do filme
- Cia Asfalto de Poesia celebra a memória da circo com o espetáculo “Pequeno Circo das Atrapalhadas”
- Clarin Cia de Dança apresenta três espetáculos do seu repertório e promove aula aberta de Passinho
- 5 filmes indicados ao Oscar 2024 para ver hoje nos streamings
Essa música foi composta pelo Dorival para sua filha Nana. Anos mais tarde, os dois passaram a cantá-la juntos (como na gravação abaixo).
Beautiful boy – John Lennon
Já em carreira solo, John Lennon também gravou uma canção de ninar dedicada à filho com Yoko Ono, Sean. “Beautiful boy” (menino lindo) está no álbum Double Fantasy, lançado em 1980.
Espatódea – Nando Reis
Esta música de Nando Reis foi composta por ele dedicada para a quarta filha, Zoé. “Meu mundo não teria razão se não fosse a Zoé” são as últimas estrofes do pai para a pequena ruiva.
Canção pra Jade – Toquinho
Toquinho compôs esta canção para a filha Jade, quando ela tinha 11 anos. “Eu tive coragem de tentar dar conselhos a ela. É uma dedicação de amor a ela e com todos os cuidados possíveis, medos possíveis nessa coisa escura que é o futuro”, disse o pai em um show. Foi a partir dela que nasceu o álbum “Só tenho tempo pra ser feliz”, de 2011.
My little girl – Jack Johnson
De acordo com Jack Johnson, todas as músicas de amor que ele compôs foram escritas pensando na esposa, Kim. Mas a inspiração de “My little girl” partiu de outra paixão do cantor, a filha.
Clareana – Joyce
Clara e Ana são as filhas da cantora Joyce que inspiraram a composição “Clareana”, feita para ninar as pequenas durante a infância delas, nos anos 70. A terceira filha da artista, Mariana, nascida depois, também esteve representada na canção como “quem mais chegar”. A obra foi indicada para o Festival da Nova Música Popular Brasileira, em 1980.
Leia também:
- Canções de ninar para embalar o sono: projeto reúne 50 músicas em diferentes idiomas
- Ampliando o repertório: bandas infantis que você precisa conhecer
Com informações de Mil dicas de Mãe.