Cartilha explica termos médicos do câncer infantil de forma leve
O guia é distribuído gratuitamente para crianças e adolescentes em tratamento
O que é um cateter? Já fez mielo hoje? Perdeu o acesso? Todos estas expressões fazem parte da rotina de pacientes oncológicos e nem sempre eles sabem o que todas as palavras querem dizer.
O Instituto Beaba é uma iniciativa que reúne colaboradores de diversas áreas com um objetivo em comum: falar abertamente e informar as pessoas sobre o câncer, seus mitos e seu tratamento.
Para empoderar crianças diagnosticadas com câncer e seus familiares , o Beaba criou uma cartilha para ajudar a entender este novo universo. São mais de 160 palavras explicadas de uma maneira clara, objetiva e o mais importante: otimista.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
O guia é distribuído gratuitamente para crianças e adolescentes em tratamento. O projeto aceita doação para ampliar a publicação de novos exemplares. Veja aqui como doar.
Simone Mozzill é uma das fundadoras do Instituto e conta como ele nasceu: “Sempre fiz voluntariado em hospitais e casas de apoio a crianças com câncer e aproveitando a proximidade ao A.C. Camargo Cancer Center, fui retirar um cisto de ovário. “Depois de dez horas de cirurgia acordei na UTI e descobri que não era cisto, era câncer em estágio avançado. Fui dar uma busca pela internet para saber mais e além do terrível prognóstico, acabei vendo a falta de qualidade e cuidado nas informações passadas ao paciente”, relembra.
Publicitária e pós-graduada em tecnologia de informação, Simone fechou sua agência para fundar a Beaba, uma entidade sem fins lucrativos para desmistificação do câncer.