Cinco brincadeiras para reviver os contos folclóricos

Por: Mayara Penina

No dia 22 de agosto, comemoramos o Dia do Folclore Brasileiro. A data serve para relembrar crenças e costumes que ajudaram a formar a cultura sociedade brasileira.

Contar as lendas, ensinar cantigas e mostrar os símbolos do folclore brasileiro para as crianças são maneiras de aproximar os pequenos desse universo tão próprio do nosso país.

Para que estas manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações, o Catraquinha separou cinco sugestões de brincadeiras para aprender sobre alguns contos folclóricos.

Confira!

Brincadeira com colagem dos personagens do folclore

Clique aqui para imprimir os moldes do Boto cor de Rosa, do Bumba-meu-boi, da Yara, Du Curupira e da Mula sem Cabeça. Aproveite para contar a histórias de todos eles enquanto brincam!

Fantoche de bumba meu boi

Você vai precisar de uma caixa de leite ou suco vazia, retalhos de TNT de várias cores, placas de EVA nas cores marrom, branco e preto, tesoura e cola quente. Para decorar, use gliter, cola colorida, lantejoula e o que mais tiver em casa.  O corpo do boi será a caixa e o rosto será feito com o EVA.  Veja na galeria vários fantoches e se inspire.

Aprendendo as figuras geométricas com o Saci

Use EVA ou papel cartão para cortar as figuras que geométricas que formam o corpo do Saci Pererê. Veja na foto.

Depois, é só juntar as peças como um quebra-cabeça.


Cantiga do caranguejo com pratinhos descartáveis

Que tal trabalhar a cantiga com artes feitas com pratinhos de papel? Você vai precisar de pratos descartáveis coloridos, tinta ou canetinha. Se inspire nas fotos para criar vários formatos de caranguejo. A brincadeira pode ficar mais legal, se depois for possível levar ao caranguejos para a areia do parquinho.

Caranguejo não é peixe,
Caranguejo peixe é;
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré

Prendendo o Saci na garrafa

O Saci é um moleque muito divertido e brincalhão que passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto. Mas, apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.

Você deve saber que o único meio de controlar um Saci é tirando-lhe o gorro e prendendo-o em uma garrafa. Preso, e sem o gorro que lhe dá poderes, o Saci para de fazer travessuras.

Para prender o Saci na garrafa você vai precisar de

-uma garrafa pequena transparente;
– papel color set preto;
-um pedaço de TNT vermelho;
-um pedaço de papel cartão;
-cola branca;
-tesoura;
-fio de nylon

Corte o saci conforme o molde. Cole o lenço, os olhos, o cachimbo e a boca. Cole na carapuça um pedaço de fio de nylon. Depois, dobre o saci  ao meio para conseguir colocá-lo dentro da garrafa. Faça um furo na tampa e passe o fio de nylon por ela.

Atividade no colégio Machado de Assis.[/img]