Como a criança constrói sua autonomia?
A autonomia, competência tão fundamental à qualquer ser humano, é algo que pode ser desenvolvido e potencializado ainda na infância. Em texto compartilhado no blog Ninguém cresce sozinho, Carla A. B. Gonçalves Kozesinski fala sobre o assunto à luz dos conceitos apresentados por Donald Winnicott (1896-1971), um pediatra e psicanalista inglês bastante estudado no campo do desenvolvimento infantil.
” O desenvolvimento da autonomia está atrelado ao desenvolvimento emocional de todo indivíduo. Para atingir esse status, primeiro a criança precisa desenvolver várias competências emocionais, como a noção de si mesma, consciência corporal e capacidade de perceber o ambiente no qual ela está inserida – uma tarefa e tanto! Ou melhor, são várias tarefas, que vão acontecendo paulatinamente desde o nascimento”, afirma ela no texto.
No texto, ela reafirma a importância do cuidado acolhedor com os bebês: “Trata-se não só da sobrevivência física como também do desenvolvimento psíquico. Essa capacidade de imaginar o que o bebê pode estar sentindo promove uma sintonia entre os cuidadores e o recém-nascido, que aos poucos vai dotando o cuidador de um conhecimento sobre o bebê: ‘tal choro é de fome’, ‘esse resmunguinho é de cólica’, ‘esse mal-humor é porque não gosta de ficar sentado'”.
- O alerta no corpo que pode prever demência até 9 anos antes
- Aplicativo de triagem ajuda a detectar autismo em crianças
- O hábito diário que pode levar ao TDAH, segundo estudo
- Estes são os 4 sintomas iniciais da demência
Leia na íntegra aqui.