Como transformar a sua rua num espaço de lazer
Que tal trocar o vaivém dos carros nas ruas nos finais de semana pela agitação de crianças pulando corda e jogando bola? Este não é um pensamento do passado. Já é realidade em áreas urbanas como em São Paulo. O programa Ruas de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme) fecha aos domingos e feriados cerca de mil ruas para a diversão da população.
Esse número pode e deve aumentar graças ao Prioridade Absoluta, iniciativa do Instituto Alana que disponibilizando um guia com instruções de como transformar vias comuns em Ruas de Lazer.
Para criar uma rua de lazer basta uma população informada e mobilizada, órgãos públicos abertos aos cidadãos, e alguns cavaletes – além de disposição e criatividade para planejar e realizar atividades ao ar livre, que proporcionam aprendizado, saúde, amizade e alegria para crianças, adultos e idosos e contribuem para a evolução da vida comunitária.
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
O interessado em transformar sua rua em uma Rua de Lazer deve procurar a Subprefeitura de sua região, onde serão fornecidas mais informações sobre a implantação do projeto. Uma das exigências é um abaixo assinado, com 2/3 (dois terços) dos moradores favoráveis (1 assinatura por residência), e um conselho que ficará responsável pela coordenação e a realização do croqui, um mapa detalhado da região, mostrando qual rua será fechada para a realização.