Conheça a cidade onde crianças de cinco anos vão sozinhas de bicicleta para a escola
Na cidade de Odense, na Dinamarca, com 190 mil habitantes, quatro entre cinco crianças vão para a escola a pé, de bicicleta ou skate. O objetivo das autoridades é fortalecer a cultura de uso de meios de transporte alternativos ao carro desde cedo, e também garantir a segurança das crianças em seu trajeto.
Ainda na educação infantil, as crianças são ensinadas a andar de bicicleta dentro do pátio. Além disso, a cidade criou um programa de Cycle Happy School (ou Pedale Feliz para a Escola, em tradução livre) para ensinar as crianças como se comportar no trânsito. Segundo a responsável pelo trânsito, Connie Juel Clausen, Odense conta com 545 quilômetros de ciclovia para os 1000 quilômetros de ruas existentes. Nos cruzamentos de ruas mais movimentadas, há túneis ou pontes onde a passagem de carros é proibida. “Acreditamos que semáforos não são tão seguros para crianças”, explica Connie.
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- Chapada dos Guimarães: dicas para visitar o paraíso ecológico em MT
- 3 destinos perfeitos para viajar com crianças onde elas aproveitam tanto quanto adultos
- Simples e prático: Passo a passo como emitir autorização de viagem para menor de idade
- 5 cidades educadoras que transformaram suas realidades locais pelo aprendizado
- 7 dicas para uma criança aprender com a cidade onde mora
Para se ter uma ideia, em algumas escolas é proibido estacionar carro na entrada. “Não é seguro para as centenas de crianças que chegam a pé ou de bicicleta”, explica Lars Christian Eriksen, diretor de uma escola local, em entrevista para o Washington Post. A filha de Connie vai de bicicleta para a escola desde os 6 anos. “Claro que depende da responsabilidade e conhecimento de cada criança”, confessa, “mas a maioria das escolas têm esquema inteligente que torna a viagem muito segura”, explica a mãe e também responsável pelo trânsito na cidade.
Com informações do The Green Post.