Conheça cinco escolas que dialogam com a cidade através de seus projetos arquitetônicos
Por Danilo Mekari do Portal Aprendiz
Estar à vontade na sala de aula e se sentir confortável dentro da escola é essencial para o desenvolvimento da educação. Se muitas instituições de ensino já repensam os projetos arquitetônicos de acordo com a vontade de seus protagonistas, também existem escolas que buscam uma arquitetura mais harmonizada com a comunidade ao redor, dialogando com a cidade e, fundamentalmente, expandindo os espaços de aprendizagem para além de seus espaços tradicionais.
O Portal Aprendiz listou cinco escolas que demonstram a preocupação com o ambiente ao redor e integração com a vizinhança. Espalhados pelo mundo, esses espaços de ensino valorizam o conhecimento comunitário e trazem a cidade para dentro da escola.
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1 – Creche Municipal Velez-Rubio
As bolas coloridas e envidraçadas nas paredes da Creche Municipal de Velez-Rubio, escola de ensino infantil no interior da Espanha, fazem as crianças se sentirem em uma gigante casa de brinquedos. O pé-direito duplo adaptou a altura da escola aos edifícios da vizinhança e amplificou o espaço interno, trazendo luz natural para o ambiente escolar.
Os alunos são divididos em três grupos, de acordo com a idade, e há ambientes compartilhados por todos, como o refeitório e o pátio. As oito salas de aulas, separadas por cortinas de plástico, são conectadas com espaços ao ar livre, permitindo uma maior circulação.
Durante o dia, a escola é colorida pelo efeito do reflexo da luz solar nas bolas vermelhas, azuis, amarelas e verdes. À noite, a iluminação do espaço deixa o quarteirão mais atraente. As paredes internas possuem pinturas de 1,30 metros (a altura da visão espacial da criança). No teto, a Guardería instalou um sistema de captação de energia solar que ajuda a esquentar a água da escola, reduzindo assim os gastos em energia.
2 – Escola Primária para Ciências e Biodiversidade
Dedicada à pré-escola e ao ensino fundamental, a Escola Primária para Ciências e Biodiversidade, localizada em Boulogne-Billancourt (um bairro de Paris, capital francesa), aposta em uma nova tendência: o retorno da biodiversidade para as áreas urbanas. “Mais do que qualquer outro projeto, a construção de uma escola é uma oportunidade de repensar as conexões conceituais fundamentais entre poesia, educação e natureza, inspirando-se com novos impulsos estéticos”, escreveram os responsáveis pelo projeto.
Para eles, o espaço recria um ecossistema funcional como um lugar de aprendizagem – um local onde as crianças desenvolverão seus potenciais e, como um centro social, receberá os moradores locais, já que o ginásio será aberto a eles. Há também a conexão entre dois playgrounds ao ar livre – um para os alunos mais velhos, outro para os mais novos.
“A escola serve como um elemento unificador em uma paisagem onde a flora e a fauna desempenham um papel vital na orientação do desenvolvimento para o resto da área.”