Contra preconceito, garoto de dois anos com Síndrome de Down faz sucesso no Instagram
Landim Ferraz, pai do pequeno Mateus Ferraz, de 2 anos, criou o perfil @mateusehdemais no Instagram para mostrar o cotidiano do filho que tem Síndrome de Down.
A ideia surgiu como uma forma de mostrar que Mateus não se resume a um cromossomo a mais e que ele e todas as crianças com síndrome de Down podem se divertir, sair, viajar e ter uma vida completa como qualquer um, desde que tenham as mesmas oportunidades.
O perfil do Mateus hoje tem mais de 11 mil seguidores, sendo que muitos destes não possuem envolvimento com pessoas com a deficiência. O perfil acabou se tornando um espaço para a troca de experiências entre famílias, onde muitos também compartilham suas próprias histórias e dividem informações.
- Instituto Remo Meu Rumo oferece inclusão e reabilitação física através do esporte
- Estudo faz nova descoberta sobre a questão genética do Alzheimer
- Maternidade real: 13 perfis de mães para seguir no Instagram
- O que é e como lidar com a carência afetiva na infância
“Sim, meu filho tem limitações, mas não somos nós que vamos definir esses limites. A inclusão é fundamental nesse desenvolvimento, como, por exemplo, o estudo em escola regular, que já é um direito garantido por lei, mas que muitas escolas ainda resistem em cumprir”, comenta Landim. Ele também dá um recado muito importante a todos os novos pais de filhos com síndrome de Down: “Aos pais que receberam a notícia que seu bebê tem a deficiência, eu digo que, apesar do choque inicial, fiquem tranquilos”.