Convocatória busca profissionais para contar histórias onde crianças sejam protagonistas
A organização não governamental holandesa Free Press Unlimited, em parceria com o comKids, lança o Projeto Minha Vez, que busca histórias de crianças e jovens brasileiros. O anúncio da convocatória será feito em evento no dia 30 de junho em evento especializado em documentários para o público infantojuvenil no Cinearte – Conjunto Nacional, em São Paulo. Na ocasião, regulamento e convocatória serão apresentados em detalhes.
Dirigido a diretores, produtores, roteiristas e pesquisadores de audiovisual para crianças e jovens, o evento vai reunir e discutir formatos de não-ficção. Durante um dia inteiro, os profissionais selecionados vão participar de debates e exibições coordenados por Jan-Willem Bult, diretor, escritor e produtor de programas infanto-juvenis. Questões de processos de produção, pesquisa, captação e finalização de documentários serão apresentadas e discutidas.
Para participar, os interessados deverão se inscrever no site do comKids, até o dia 23 de junho. Há limites de vagas.
- Oficina de cinema para crianças e jovens abre inscrições em Santo André
- Santo André abre inscrições para oficina “Pequeno Cineasta”
- Vagas para oficinas culturais gratuitas online em Rio Grande da Serra
- Em nova temporada, série “Reload no Futura” descomplica as notícias para público jovem
Premiação
O Minha vez é um projeto de não-ficção que tem a intenção de buscar histórias potentes que possam ser contadas em linguagem audiovisual, onde crianças e jovens sejam protagonistas. Pesquisadores, produtores e realizadores são convocados a apresentar projetos de documentário curta-metragem de 15 minutos. Um júri composto pela Free Press, o comKids, a TV Cultura e a TV RáTimBum vai selecionar os premiados. Os finalistas serão anunciados no início de agosto e os dois projetos ganhadores serão anunciados na Cerimônia de Premiação do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano no dia 21 de agosto. Os premiados vão receber consultoria internacional na pré-produção e produção da Free Press e serão contemplados com o financiamento de 85% do valor do orçamento.
Ainda faz parte do prêmio a exibição do documentário na TV Cultura, na TV RáTimBum, e nas demais emissoras internacionais parceiras do WADADA News for Kids, programa da Free Press.