Curativos urbanos: crianças curam machucados das cidades da América Latina
Pequenos gestos fazem com que adultos e crianças comecem a reparar mais nas feridas da cidade. A Rede OCARA (rede latino-americana de experiências e projetos sobre cidade, arte, arquitetura, espaço público e mobilidade urbana nos quais participam crianças) desenvolve o subprojeto OCARA Lab que replica experiências criativas de ação coletiva aplicáveis em todas as realidades urbanas.
A primeira proposta são os Curativos Urbanos, criados pelo coletivo Bela Rua. Uma ação que usa cor e bom para despertar a atenção sobre os machucados das calçadas.
As oficinas OCARA Lab propõem interação com a cidade, incentivam as crianças a criar, investigar e ter um olhar crítico e propositivo sobre seu meio urbano. A experiência em países de diversas realidades urbanas propiciou o olhar sobre as oportunidades e desafios urbanos para as crianças.
- 5 dos melhores hospitais da América Latina estão no Brasil; confira ranking
- Com 21 artistas, Museu de Arte Urbana de Belém será um dos maiores da América Latina
- Rio e São Paulo estão entre as 20 cidades mais perigosas para turistas no mundo; veja ranking completo
- Circo Bem Bolado apresenta “Leve Contrapeso” em diversos espaços de São Bernardo do Campo
Nos últimos meses jogaram com os Curativos Urbanos Venezuela (Caracas), Argentina (La Plata), México (Cholula) e Portugal (Porto). Qualquer um pode fazer os curativos com as crianças nos bairros. Basta baixar o material aqui.
Ccrianças da turma de 3ª série da Escola Comunitária Luisa Goiticoa (ECLG).
Crianças do abrigo Centro de Día Rayuela.
Foi aberta a terceira maior Rua de Lazer do México
A oficina Curativos Urbanos fez parte do evento” Cidade Mai”s, um ponto de encontro entre a áreas do meioabiente e sustentabilidade.
Com informações do blog Passos e Espaços – crianças na cidade