Curso gratuito ensina contação de histórias para público em geral
Atenção! As inscrições estão encerradas!
Já imaginou você, pai, mãe, tio, educador, aprender a contar histórias num curso gratuito? Casa das Rosas, Museu da Pessoa, Biblioteca de São Paulo e Instituto Tomie Ohtake são algumas das instituições culturais que sediarão um curso de contação de histórias realizado pela instituição Arte Despertar, entre os meses de outubro de 2016 e julho de 2017.
Comandadas por uma dupla de experientes contadores de histórias, o curso apresentará fundamentos, técnicas e benefícios de se trabalhar a narrativa oral em diferentes ambientes, assim como a relevância da contação de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- USP abre vagas para 45 cursos gratuitos; saiba como se inscrever
- Faculdade da USP tem vagas abertas para 2 cursos gratuitos
- Programa oferece curso gratuito de programação para mulheres
A proposta da formação, que tem carga horária de 24h, é trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão. As narrativas fazem parte da história da humanidade e trazem em si valores, sonhos, conhecimentos, tradições culturais e sentimentos. Provoca, no contato com o outro, reflexões sobre questões comuns a todos os seres humanos.
O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias – como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, as inúmeras abordagens possíveis para se contar uma história, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal.