Em Barcelona, álbum de figurinhas leva crianças a passeio por bairro e conecta gerações
Do nosso parceiro Portal Aprendiz
Apoiados por uma fundação que atua na Espanha, educadores e a comunidade de Raval, bairro de Barcelona, criaram um álbum de figurinhas para as crianças do bairro com um percurso pela história da vizinhança – desde o período neolítico – que poderia ser completado conforme as crianças conversavam com idosos e ganhavam novos cromos e pedaços de memória de Raval.
- Algo simples e que qualquer pessoa consegue fazer pode aliviar sintomas da depressão e ansiedade
- Paranapiacaba recebe Festival do Cambuci em todos os finais de semana de abril
- Estes alimentos, segundo a ciência, vão ajudar a combater o mau hálito
- Parque Central recebe shows de rock em edição especial do festival Em Toda Cidade
A iniciativa é de 2011, e colheu bons frutos. A brincadeira com as crianças conectou gerações e valorizou a história dos moradores. Com apenas um quilômetro quadrado, metade da população do bairro de Raval é de imigrante do Paquistão, Bangladesh, Filipinas e Marrocos. Recentemente, se tornou um ponto turístico e cultural imprescindível da capital catalã, congregando duas faculdades, museus, centros culturais e diversos equipamentos públicos – além de cerca de 300 organizações da sociedade civil.
Barcelona é conhecida por ser a primeira cidade do mundo a se declarar uma “cidade educadora”, apostando nos espaços públicos e na articulação de diferentes setores para garantir a educação integral de suas crianças e adolescentes. Mas como isso se configura num contexto de cortes econômicos agravados pela crise econômica que se arrasta desde 2010?
Leia mais no Portal Aprendiz.