Em Cuiabá, hospital suspende parto humanizado; médico foi informado de que ‘gritos das pacientes incomodam’
Localizado na capital de Mato Grosso, Cuiabá, o Hospital São Mateus suspendeu a realização de partos humanizados dentro da instituição. A informação foi dada ao blog Maternar pelo obstetra Victor Rodrigues, especializado em partos humanizados, após ser comunicado da decisão da instituição.
De acordo com informações do Maternar, o obstetra recebeu uma ligação do hospital solicitando que não internasse mais na instituição pacientes de parto humanizado. Segundo o médico, a decisão do hospital teria sito tomada após reclamações de barulho por conta dos gritos das grávidas em trabalho de parto que estariam incomodando outros pacientes.
Ao Maternar, o hospital informou via mensagem de WhatsApp que “não tem ambiente apropriado para realizar partos humanizados, atualmente praticados no quarto”, e “que a falta de estrutura coloca em risco a segurança da mãe e do bebê”.
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- Médico remove tumores cerebrais a partir de corte na sobrancelha
- Médicos dos EUA relatam reação à maconha que leva pacientes ao hospital com crises de vômito
- Médicas zombam de gritos de criança em hospital e são demitidas
“Dos 120 partos que fiz no ano passado, só quatro precisaram de internação. E cesariana é o que mais dá UTI. Daí vieram com a história dos gritos, pois tem cirurgia cardíaca e paciente que teria reclamado do barulho”, afirmou Victor.
Protestando contra a decisão do hospital e em solidariedade ao profissional, pacientes do médico lançaram a campanha: #EuApoioDrVictorRodrigues. Além dos relatos em favor do obstetra, a hashtag também reúne fotos do médico em exercício. Confira o vídeo feito por pacientes homenageando atuação do médico:
Leia também:
- São Paulo sanciona lei que garante parto humanizado
- Conheça fotógrafas brasileiras que se especializaram em registrar partos humanizados
- O que você precisa saber sobre o parto normal e a cesárea
Com informações de blog Maternar.