Em MG, alunos visitam casas e ensinam adultos a ler e a escrever

15/02/2017 13:35

Do nosso parceiro Criativos da Escola

Com o apoio de suas professoras, cinco estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Carlos Alexandre de Oliveira, de Andrequicé, distrito de Três Marias (MG), montaram aulas de alfabetização de adultos e passaram a visitar as casas de moradores da comunidade para ensiná-los a ler e escrever. “Nos dividimos em grupos e nos organizamos para dar aulas de uma hora por dia, por três dias na semana”, conta o estudante Thaylon Vieira.

Os estudantes decidiram que eles próprios podiam começar a dar aulas
Os estudantes decidiram que eles próprios podiam começar a dar aulas

O projeto foi um dos 11 premiados do Desafio Criativos da Escola 2016, sendo o de maior destaque entre os inscritos de 17 municípios onde atua o Instituto Votorantim e, desta forma, o selecionado na categoria Parceria Votorantim pela Educação. (Clique aqui e confira como foi a premiação e a vivência do Desafio Criativos da Escola 2016).

Tudo começou quando as as professoras Sônia Campos e Cristina Bastos pediram que os alunos refletissem sobre as questões da sua comunidade. O que mais chamou a atenção dos meninos foi o alto de número de analfabetos adultos no distrito.

Segundo o grupo, a fala dos seus “novos” alunos revelou que o analfabetismo era motivo de vergonha na comunidade, e que todos tinham muita vontade de aprender a ler e escrever. “Muitas dessas pessoas tiveram que parar de estudar para ajudar em casa ou trabalhar na roça já que o distrito de Andrequicé é afastado da cidade”, explica Lívia. Por isso, saíram a campo para colocar a mão na massa e vistar os adultos.

Veja o desenrolar da história e os resultados do projeto aqui, na reportagem escrita por Vanessa Ribeiro.

Os estudantes dão aula de uma hora por dia, três dias na semana.
Os estudantes dão aula de uma hora por dia, três dias na semana.

+Criativos da Escola