Escola do príncipe George valoriza arte e contato com a natureza

07/04/2017 19:14

O Palácio de Kensington anunciou na última sexta-feira que o filho mais velho de William e Kate Middleton frequentará a partir de setembro a escola particular Thomas Battersea. A nova escola do pequeno fica a meia hora de carro do Palácio de Kensington.

O site oficial da Thomas Batterseao diz que a escola tem foco em artes, esporte e muitas atividades fora ao ar livre, em contato com a natureza. “O duque e a duquesa de Cambridge enviarão seu filho, George, para a Thomas Battersea a partir de setembro deste ano. Suas altezas reais estão encantados por ter encontrado uma escola na qual têm certeza de que George será feliz e bem-sucedido no início de sua formação”, diz o comunicado emitido à imprensa pelo Palácio de Kensington.

Príncipe George tem aulas em contato com a natureza.
Príncipe George tem aulas em contato com a natureza.

Criança, natureza, arte

Aqui no Brasil, o Catraquinha já contou muitas experiências de escola que valorizam estes elementos e os incluem como centro do projeto político pedagógico da escola. “O déficit de natureza na vida das crianças é muito grande. Quando a criança está em um espaço prazeroso, onde há um contato mais direto com a natureza, todo o seu potencial se abre para a construção do conhecimento. Esse é um dos fatores que facilita muito o aprendizado dos nossos alunos”, comentou a educadora Fátima Limaverde, fundadora da Escola Vila, em Fortaleza em entrevista ao Catraquinha.

A rede de ensino de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, por exemplo, é uma experiência de política pública na educação cuja metodologia aplicada nas escolas proporciona às crianças a conexão com a natureza dentro do espaço escolar. Leia sobre esta experiência aqui.

Também a arte tem uma estreita relação com educação infantil. A escola de educação infantil Colégio Senhora de Fátima, de Curitiba, confia e acredita no potencial de investigação da criança e cria, durante as aulas e os experimentos regulares. Clique aqui para ver um experimento que a escola criou para dar voz à expressão e a linguagem dos alunos de três a seis anos, a partir da pergunta “O que é arte para você?”.

“As crianças têm uma visão muito sincera e direta sobre a arte, percebem coisas que poucos adultos conseguem ver. Auxiliados, levam os conceitos que descobrem para a construção e observação de seus próprios trabalhos, para a prática de suas experiências, e passam a entender o que descobriram”, defende Lailana Krinski, atelierista da escola em entrevista ao Catraquinha.