Escola infantil decide não festejar datas comemorativas tradicionais e cria ‘Dia da Família’
A Escola Municipal de Educação Infantil Dalmo do Valle Nogueira, no bairro Vila Sônia, em São Paulo, resolveu não comemorar mais as datas comemorativas tradicionais. No lugar delas, a escola incluiu sem seu calendário o “Dia da Família”, comemorado no dia 24 de março.
Em post em sua página no Facebook, a escola informou à comunidade escolar sua decisão e apontou os motivos da decisão. Leia o recado na íntegra:
Sobre datas comemorativas…
- Universidade de Dublin abre inscrições em programa de bolsas integrais
- Apostas ao vivo: como funciona e melhores casas
- HDL baixo: é possível saber quando o colesterol bom está baixo?
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
Prezadas famílias,
Em mais um ano de bastante discussão, a escola resolveu não realizar eventos nas tradicionais “datas comemorativas” (páscoa, dia das mães, dia dos pais, natal, etc). Achamos importante dividir com vocês algumas razões:
1) As datas comemorativas foram tomadas por um aspecto muito comercial (compras, presentes, consumo) e reforçar essa ideia (do carinho estar necessariamente ligado ao presente) não faz parte dos nossos objetivos;
2) Dia das mães e dia dos pais desconsideram a diversidade das famílias existentes. Tem família que não tem mãe presente, família que não tem pai, famílias dos mais variados tipos. Por que dar tanto valor para o dia das mães e dos pais sabendo que não corresponde à realidade de todas nossas crianças? Não seria muito melhor fazer “dia da família”? Achamos que sim!
3) A escola pública é laica e não professa nenhum credo, respeitando a pluralidade de religiões de nosso povo. Portanto, datas comemorativas cristãs não serão tema do nosso dia a dia por também considerarmos que a religião é da intimidade de cada família e deve ser tratada em casa.
4) Algumas festas insistem em colocar as crianças em “apresentações” que acabam se tornando uma tortura para professoras e crianças: ensaios, vergonha de participar e se apresentar, tristeza pela ausência de um familiar na apresentação, choro… Podemos brincar muito de cantar e dançar na escola sem ter que passar por momentos como esse. A intenção da apresentação tem q surgir da própria criança, e não somente responder a um desejo do adulto.
A nossa escola é espaço de cultura brasileira e trabalharemos para ampliar o repertório de todas as crianças, sem discriminação e exclusões. Todas as famílias são bem vindas nos eventos abertos e também para conhecer o nosso trabalho, que busca trazer novidades e conhecimentos, sempre respeitando as crianças pequenas e seu modo vivo e alegre de ser.
Atenciosamente,
Emei Des. Dalmo do Valle Nogueira
Esse ano, para a comemoração do primeiro Dia da Família, escola e alunos convidaram todas as famílias para um dia cheio de atividades para disseminar informação sobre o combate ao mosquito da dengue. Além de uma palestra com a equipe de SUVIS sobre a situação do bairro, também fizeram uma caminhada de pais, alunos, funcionários da escola e SUVIS passando por quarteirões na redondeza, para conversar com moradores vizinhos e comércio local sobre a situação da dengue no nosso bairro.
- Para você, qual é a definição de família? Campanha prevê alteração do termo no dicionário
- Educação Integral: ‘A escola sozinha não dá conta de um sujeito multidimensional’
Com informações de Jornal Extra.