Últimas notícias:
Loading...

Espaço educativo aproxima crianças da natureza

A vivência em meios mais naturais é muito importante para o desenvolvimento da criança, mas também para a preservação do meio ambiente. Se, de um lado os pediatras estão prescrevendo “natureza” para os pacientes, intelectuais, ambientalistas e acadêmicos reforçam que a criança deve brincar na natureza para se preocupar em protegê-la.

Em Itu, interior de São Paulo, o Centro de Experimentos da SOS Mata Atlântica é um espaço que convida as crianças aprenderem sobre e experimentarem a natureza com esses dois propósitos: educação ambiental e bem-estar.

O local começou o projeto de educação ambiental em 2010 e, desde então recebe escolas para diversas vivências educativas com as crianças. Até hoje, já foram mais de recebeu mais de 33 mil crianças de mais de 125 escolas e instituições a realizarem o passeio.

Na chegada, as crianças participam de uma atividade inicial, para despertar o entusiasmo, harmonizar o grupo, aumentar a concentração, e criar um envolvimento e prepará-las para as próximas atividades.  
Na chegada, as crianças participam de uma atividade inicial, para despertar o entusiasmo, harmonizar o grupo, aumentar a concentração, e criar um envolvimento e prepará-las para as próximas atividades.  

Há um viveiro de mudas e uma trilha interpretativa, onde os pequenos  curtem um momento de contato e vivência na natureza.

Para a educadora ambiental da SOS Mata Atlântica, Kelly De Marchi, ressalta a importância das crianças passarem por experiências como essas, de contato com a natureza:  “Faz com que as crianças experimentem sensações diferentes do dia a dia e isso possibilita que tenham outras percepções. Por vivermos em uma sociedade muito visual, é extremamente importante colocar a criança em contato com essas vivências para desenvolver a sensibilidade e entender a importância do meio ambiente em nossas vidas”.

A educadora incentiva famílias com crianças a levarem o contato com a natureza para o dia a dia. “É sempre interessante incentivar as crianças a observarem a natureza e as relações existentes, muitas vezes escondidas pelo crescimento das cidades. Observar os pássaros em uma árvore, olhar para as flores, essas coisas simples faz com que essas crianças se tornem mais observadoras e sensíveis a presença da natureza”.

O passeio é gratuito. Para agendar uma visita ao local basta entrar em contato com o Centro de Experimentos da SOS Mata Atlântica e agendar uma visita.