Estudo aponta a Musicoterapia como recurso fundamental para crianças com depressão
Por Ana Leite do Reab
Pesquisadores da Queen University Belfast descobriram que a musicoterapia reduz a depressão em crianças e adolescentes com questões comportamentais e emocionais.
No maior estudo feito até então, os pesquisadores, em parceria com a Northern Ireland Music Therapy Trust, descobriram que as crianças tiveram a musicoterapia inclusa em seus tratamentos tinham melhorado significativamente da depressão e alcançaram índices melhores na auto-estima, em comparação com aquelas crianças que receberam o tratamento convencional sem musicoterapia.
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O estudo, que foi financiado pelo Big Lottery Fund, também descobriu que aqueles que receberam a musicoterapia tinha melhorado habilidades comunicativas e interativas.
As 251 crianças envolvidas no estudo, que decorreu entre março de 2011 e maio de 2014, e foram divididos em dois grupos – 128 com os tratamentos habituais, enquanto 123 foram designados para a musicoterapia, além dos cuidados habituais. Todos estavam em tratamento para problemas emocionais, de desenvolvimento ou de comportamento. Resultados iniciais sugerem que os benefícios são sustentados a longo prazo.