‘Eu fotografei o parto domiciliar da minha amiga’
A fotógrafa Kathy Rosario especializada em clicar famílias, sabia que teria que tinha que ser ela a capturar o parto da amiga que estava planejando parir em casa.
“Para mim, não há nada mais impressionante do que ver uma mulher dar à luz, e quando é no conforto da sua própria casa, o momento torna-se ainda mais espeial. Foi pura felicidade e tranquilidade” escreveu Kathy no Boredpanda.
Apesar da posição contrária de alguns conselhos regionais de Medicina e da Federação Brasileira de Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que vêm desaconselhando o parto domiciliar, tanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) como a Federação Internacional de Ginecologistas e Obstetras (FIGO) respeitam o direito de escolha do local de parto pelas mulheres e reconhecem que, quando assistido por profissionais habilitados, há benefícios consideráveis para as mulheres que querem e podem ter partos domiciliares.
- Anvisa proíbe o chip da beleza; entenda o que motivou a decisão
- Falta de ferro no sangue afeta a saúde da mulher; veja como
- Federação de obstetras se posiciona contra cesariana MAC
- Justiça manda policial bolsonarista que matou petista para prisão domiciliar e MP intervém
A OMS reconhece como profissionais habilitados para prestar assistência ao parto tanto médicos como enfermeiras-obstetras e parteiras e recomenda que as mulheres podem escolher ter seus partos em casa se elas têm gestações de baixo-risco, recebem o nível apropriado de cuidado e formulam planos de contingência para transferência para uma unidade de saúde devidamente equipada se surgem problemas durante o parto. Veja mais informações sobre o parto domiciliar aqui.