Famílias realizam evento para arrecadar dinheiro e impedir fechamento de escola Waldorf em São Paulo

O Instituto Casa do Sol, localizado no Campo Belo, zona Sul de São Paulo é uma associação sem fins lucrativos que funciona desde 1986, a partir da iniciativa de um grupo de médicos antroposóficos ligados à Clínica Tobias.  

A escola atende crianças com deficiências múltiplas e é mantida por meio de doações e das ações dos pais como rifas, eventos, e bazares.

O pequeno Nicholas.

“Acontece que os pais não estão mais conseguindo cobrir o montante que falta, pois o ICS precisa firmar novas parcerias com empresas – uma vez que se trata de uma instituição filantrópica, as doações são descontadas do Imposto de Renda do doador. Além disso, o imóvel da escola, que é alugado, foi vendido para uma construtora e uma ordem de despejo é iminente. Temos que conseguir um novo local urgente, e o ideal seria que a prefeitura ou o Estado nos cedesse um imóvel em comodato. O valor do aluguel de um imóvel nas condições que precisamos esta muito além do que podemos pagar. Perder essa escola, vai ser terrível”, lamenta a bióloga Mariana Aprile, mãe do Nicholas, um garoto autista de 5 anos.

Mariana conta que antes de frequentar a escola, que tem seu currículo equivalente ao das escolas Waldorf, seu filho não conseguia se expressar e entendia muito pouco do que lhe era dito. “Hoje, ele canta, pinta, consegue se comunicar muito melhor e compreende muitas coisas que dizemos. Os estereótipos tão comuns em crianças autistas, quase sumiram por completo!  Não consigo imaginar um lugar melhor para meu filho, sinceramente”.

No dia 28 de março, a partir das 10h,  Mariana e as famílias com crianças na Casa do Sol ( Rua Gabriele D’Annunzio, 197 – Campo Belo) realizarão um evento com Interação Animal Assistida, aberto ao público, em prol do Instituto. Haverá um fotógrafo presente, para que as pessoas comprem suas fotos com animais diferentes (gaviões e corujas, por exemplo) e, ainda haverá um sorteio de uma cesta de produtos para animais.

Entenda a pedagogia Waldorf

Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner ( em 1919, em Stuttgart, Alemanha)  . O ser humano é encarado do ponto de vista físico, anímico e espiritual, e o desabrochar progressivo desses três constituintes de sua organização é abordado diretamente na pedagogia.

O fato de não se exigir ou cultivar um pensar abstrato, intelectual, muito cedo é uma das características marcantes da pedagogia Waldorf em relação a outros métodos de ensino. Assim, não é recomendado, por exemplo que as crianças aprendam a ler antes de entrar na primeira série. Idealmente, durante os oito anos do ensino fundamental cada classe tem um único professor que dá todas as matérias principais. Veja mais aqui.