‘Hora do mamaço’ defende licença maternidade de um ano
O grupo AMS Brasil (Apoio Materno Solidário) convida todas as mães um mamaço nacional no dia 1 de agosto, sábado. A “Hora do mamaço” ocorre em mais de 50 cidades, sendo 15 delas em Portugal. O evento faz parte das comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno que vai até o dia 7 de agosto.
A ideia é que todas as mães, de todas as cidades e estados brasileiros, se reúnam – no mesmo dia e no mesmo horário – em um ponto turístico de suas cidades, para amamentarem seus bebês simultaneamente. Para consultar horários e locais da hora do mamaço, clique no mapa do evento.
Além de alertar para os benefícios da amamentação para o desenvolvimento do bebê, o mamaço vai defender a ampliação da licença-maternidade para facilitar a amamentação de bebês de mães trabalhadoras.
- Esta doença é a principal causa de morte de crianças de até 1 ano
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- Como a bronquiolite afeta a saúde e a morte de crianças de até 1 ano
- Prevenção da bronquiolite pode reduzir morte de crianças até 1 ano
O foco está em linha com tema da campanha de 2015, definido pela Waba (World Alliance for Breastfeeding Action), que é “amamentar e trabalhar: para dar certo o compromisso é de todos”.
Por isso, o Apoio Materno Solidário também defende a ampliação da licença-maternidade para 1 ano, e da licença-paternidade para 1 mês. A mudança está prevista no projeto de lei i 6.998/2013, apresentado pelo deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS).