Horta educativa em escola transforma hábitos alimentares de crianças

Um projeto que envolve hortas educativas em escolas municipais do Embu das Artes, na grande São Paulo, está transformando a relação das crianças com os alimentos.

O “Horta Educativa”, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Embu das Artes, implementou hortas em três escolas da região, as quais são cuidadas pelos professores e pelos alunos, crianças em idade pré-escolar.

E ao que tudo indica, o programa tem colhido ótimos resultados, além das verduras e legumes da horta, que são mudanças nos hábitos alimentares das crianças. “Eles colhem, levam para a cozinha da escola e fazem com a professora uma receita. Depois, recebemos os relatos das mães dizendo que as crianças pediram em casa para repetir a receita da escola, com legumes e verduras”, disse a diretora da E.M. Maria Iluminata, Maria de Lourdes Ferreira.

“O projeto veio pra somar na boa alimentação do meu filho e das outras crianças. Na minha casa, mudou totalmente a nossa alimentação, não tínhamos um bom hábito. Hoje todos comem legumes e verduras, o que foi muito bom”, afirmou a mãe do aluno Renan Oliveira, 5, Eliene Oliveira.

Para o projeto, os educadores passaram por formação especial e receberam um ‘Kit Horta’ com ferramentas, sementes e apostilas, incluindo um Caderno de Atividades para cada criança, Caderno do Educador, Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família, onde o aluno faz atividades em casa com os pais e responsáveis.

De acordo com a secretaria de educação do Embu, a previsão é que, em 2017, 42 escolas da rede municipal de ensino integrem o projeto.

Com informações de prefeitura Municipal de Embu das Artes.

1 / 2
1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …
2
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …