Horta: sete ideias de legumes, verduras, flores e frutas para plantar e cuidar com as crianças

Toda criança precisa de contato com a natureza para crescer e se desenvolver de maneira saudável. Cuidar de uma horta com as crianças, mesmo que pequena, ou até mesmo um vaso, é uma experiência que pode aproximar as crianças da natureza, incentivar seu interesse pelos alimentos saudáveis, como verduras e legumes, e também ensiná-los sobre responsabilidade e cuidados.

Leia também: 5 dicas para aproximar crianças e famílias da natureza

A seguir, confira 7 dicas de vegetais, legumes, flores e frutas especiais para plantar em hortas com as crianças:

Ervilha

Plantar ervilhas é uma boa dica pois o seu cultivo é muito simples e não precisa de muito espaço, pode-se começar plantando as sementes em pequenos recipientes feitos de jornal ou com fôrmas de ovo ou rolinhos de papel higiênico. Atenção, as ervilhas são alimentos muito nutritivos, mas as sementes da planta são tóxicas, então cuidado para as crianças não ingerirem nenhuma.

Morango

Assim como as ervilhas, os morangos podem ser plantados em espaços pequenos, como vasos. Para as crianças a atividade é especialmente divertida pois as crianças adoram o formato e cor da fruta, e também seu sabor.

Repolho

Os repolhos crescem e ficam prontos para consumo em 10 ou 12 semanas. E, o mais divertido de cultivar esses vegetais é que eles podem ficar enormes, o que é muito intrigante para as crianças.

Rabanete

O cultivo de rabanetes traz um elemento surpresa para a criança: ao puxar a planta para fora da terra, revela-se o rabanete. Além disso,  ele demora apenas 25 dias para crescer.

Girassol

As crianças ficam fascinadas com os girassóis, inclusive porque as flores podem alcançar até 5 metros de altura. Há uma grande variedade de cores e tamanhos de girassóis, então é possível encontrar a modalidade ideal para cada espaço.

Batata

Para as crianças, plantar batatas também é um divertido experimento científico. Não há necessidade de terra, basta deixar as sementes de batata sob a luz, até que comecem a brotar folhas. Depois disso, basta acomodar a batata em um balde no jardim ou em uma área disponível e deixar ela se desenvolver.

Alface

Em cerca de um mês os pés de alface já estão prontos para a colheita. Essa é uma das verduras mais consumidas do mundo, e com certeza vai ser muito divertido acompanhar seu crescimento. Mesmo antes de colher o pé todo, é possível arrancar e comer folhas.

Leia mais:

Com informações de Ciclovivo e Inhabitots.

Compartilhe:

1 / 2
1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …
2
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …