Inscrições para o Prêmio Cidade da Criança vão até 30 de abril

Cidades em que as crianças tem prioridade absoluta.

O Prêmio Cidade da Criança, uma das categorias do Prêmio Cidades Sustentáveis, está com inscrições abertas até o dia 30 de abril. O objetivo da iniciativa do Projeto Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis e a Fundação Bernard van Leer (BvL), é reconhecer, promover e premiar os gestores que garantam às suas crianças crescimento com amplo acesso ao conhecimento, vida saudável, redes de proteção, lazer e amparo no que diz respeito à garantia de seus direitos, determinados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As gestões municipais inscritas serão avaliadas a partir de indicadores sobre os direitos fundamentais das crianças, tais como saúde, educação, cultura e proteção integral.Todas as prefeituras brasileiras podem participar, aquelas que ainda não são signatárias do Programa Cidades Sustentáveis podem aderir formalmente assinando a carta compromisso (saiba mais aqui).

“O prêmio irá divulgar experiências brasileiras bem sucedidas que possam ser multiplicadas em outras regiões, para gerar uma corrente de bons exemplos. Queremos sensibilizar os prefeitos a adotar práticas e iniciativas concretas para a efetivação dos direitos da criança com prioridade absoluta, conforme estabelece o artigo 227 da Constituição Federal”, diz Renato Godoy, pesquisador do Instituto Alana.