Livro infantil multimídia revela universo musical indígena
Por Eduardo Vessoni
Já estava na hora de mostrar para os pequenos viajantes que a vida indígena vai bem além daquelas imagens estereotipadas dos livros didáticos que reduzem os índios brasileiros a moradores de ocas em matas distantes que realizam tarefas como caçar e pescar.
Índio gosta também é de fazer som inspirado nos barulhos que vêm da floresta. E, na hora de fazer música, vale tudo: casco de tracajá, maraca feita com coco e até crânio de macaco que vira chocalho.
- 10 mulheres brasileiras que elegemos como ‘personalidade do ano’
- 7 obras de arte e artistas que abordam o tema indígena
- Artista projeta imagens de rostos de índios na Floresta Amazônica
- Mawaca apresenta o espetáculo Rupestres Sonoros
Escrito por Berenice de Almeida e Magda Pucci, diretora musical da banda Mawaca, o recém lançado “A floresta canta! Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil” é uma viagem pela riqueza musical dos grupos indígenas em diferentes regiões do Brasil que percorre um longo caminho para explicar em detalhes os sons que saem das florestas e se transformam em canções.
Com ilustrações de Joana Resek e escrito em forma de diário de bordo sonoro com fotos de instrumentos e detalhes geográficos de cada região indígena, o livro descreve uma viagem em diversas etapas com mapas dos lugares visitados e comentários sobre os costumes de cada grupo.
O roteiro sonoro e visual faz paradas em endereços como as terras dos índios yudjá, no Parque Nacional do Xingu; xavante do Mato Grosso; os cantores paiter-suruí de Rondônia; ikolen-gavião, famosos pelos instrumentos de sopro; e dos simpáticos kambeba, do Amazonas.
E para atrair o antenado público infantil, a obra pode ser acompanhada com músicas descritas na publicação pelo celular, via QR Code, ou acessando o site da editora.
Ali, por exemplo, é possível ouvir uma canção tradicional xavante, cantos do povo paiter-suruí e os instrumentos de sopro dos ikolen-gavião.
O lançamento do livro “A floresta canta! Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil”
acontece no dia 21 de fevereiro, a partir das 15h na Livraria da Vila da Fradique Coutinho (Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo)