Leitura é uma ótima atividade de alfabetização para a criança

Conheça seis estilos de livros infantis que você pode ler para o pequeno e ajudar no processo de seu aprendizado linguístico

09/02/2017 13:50 / Atualizado em 15/04/2019 18:16

E quando menos percebemos, o bebê cresceu e está na fase de aprender a ler e escrever. Mas quais atividades de alfabetização pais e educadores podem fazer para ajudar no processo?

Livros infantis para crianças em fase de alfabetização podem ser um excelente material para ajudar as crianças a florescerem como grandes leitores.

Existem alguns gêneros que possuem uma composição que favorece a descoberta das relações entre as letras e os sons, permitindo que as crianças possam compreender, mais facilmente, como se organiza a nossa escrita.

São eles:

Abecedários

Assim que começam a reconhecer as letras e seus nomes, as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever costumam relacionar palavras e textos conhecidos aos sons que começam a descobrir.

Por isso,  bons abecedários – que exploram a forma e também a sonoridade das letras – facilitam o seu reconhecimento e, quando bem explorados, tornam a leitura uma deliciosa brincadeira.

“Uma Letra Puxa a Outra” / “Alfabarte”
“Uma Letra Puxa a Outra” / “Alfabarte” - reprodução

Contos de fadas

Tão antigas quanto o próprio tempo, essas histórias fazem parte da cultura ocidental, sendo transmitidas de geração em geração desde as sociedades primitivas.

Elas constituem um acervo a ser preservado e oferecido aos pequenos leitores para ampliar seu repertório, alimentando seu mundo simbólico.

Meu primeiro livro de contos de fadas ; Livro de Histórias
Meu primeiro livro de contos de fadas ; Livro de Histórias

Contos de acumulação

Perfeitas para serem lidas em voz alta, essas histórias possuem um enredo que se repete, com novos personagens que surgem a todo momento sempre dispostos a resolver um problema.

Como são fáceis de memorizar, logo os pequenos percebem os elementos que se repetem no texto e antecipam o que vai acontecer a cada página, participando ativamente da leitura.

“Cadê o Pintinho?”
“Cadê o Pintinho?” - divulgação

Contos de repetição

“De novo! De novo!” Com enredos em que predomina a repetição de palavras e expressões, esses livros contém histórias fáceis de memorizar, tornando as crianças capazes de “ler ” os textos, mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente.

“O Rei Bigodeira e sua Banheira”
“O Rei Bigodeira e sua Banheira” - divulgação

Cantigas e parlendas

Com musicalidade e ritmos marcantes, esses textos chamam a atenção para a sonoridade das palavras – aspecto essencial para crianças em fase de alfabetização.

Além disso, esses textos fazem parte do patrimônio cultural da infância e permitem uma aproximação entre pais e filhos que poderão relembrar e compartilhar suas brincadeiras.

“Salada, Saladinha”
“Salada, Saladinha” - divulgação

Poemas

As crianças, segundo Drummond, são poetas por natureza. E quando começam a pensar sobre as palavras, seus sons e significados, brincam e jogam – a todo momento – com os textos que lêem e recitam.

Por isso, para aqueles que estão começando a descobrir os mistérios da leitura e da escrita, livros de poemas são fundamentais.

Menino Drummond / Poemas para brincar
Menino Drummond / Poemas para brincar

Pensando em trazer ainda mais magia para essa etapa tão importante da vida e dinamizar as atividades de alfabetização, a equipe da Taba preparou uma lista com 30 livros infantis para crianças em fase de alfabetização.

Confira a seleção completa aqui, na matéria do nosso parceiro A Taba.