Lugar de bebê é fora do berço! Conheça a creche em que os bebês tem uma rotina permeada de explorações
Que atividades realizar com pequenos até 1 ano, que geralmente não falam nem andam? A Revista Escola foi conhecer a experiência da educadora Marlene Steffens no Centro de Educação Infantil CEI Miosótis, em Joinville, Santa Catarina.
O biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) descreve essa fase do desenvolvimento infantil como sensório-motora, em que conhecemos o mundo por meio dos sentidos. Propiciar o contato com elementos visuais, sonoros, olfativos e táteis auxilia no aumento e no aperfeiçoamento desse repertório. Por acreditar na importância da experimentação, Marlene elaborou um planejamento anual voltado à exploração de diferentes materiais e espaços dentro e fora da classe.
Uma iniciativa foi transformar os momentos de cuidados diários em possibilidades de aprendizagem. Uma das propostas foi transformar o berçário em um spa, com ofurôs, velas e óleos aromáticos para perfumar o ambiente e música relaxante. Cada bebê foi colocado dentro de um balde com água aquecida a 37 graus Celsius e pétalas de rosas. Para favorecer a interação entre os bebês, os baldes foram colocados perto uns dos outros. Ela também os aproximou do espelho fixado na parede para auxiliá-los na descoberta do próprio corpo, ampliando a consciência de si mesmo.
Confira outras possibilidades na galeria.