Mãe empreendedora: 4 dicas para trabalhar sem enlouquecer
Mais do que uma vontade, a opção por empreender muitas vezes se torna uma saída possível para as mulheres após a maternidade, uma forma de gerar renda e, ao mesmo tempo, trabalhar junto aos filhos.
Idealmente uma solução perfeita – com a possibilidade de ser dono do próprio tempo e rotina de trabalho- muitas vezes empreender se torna uma tarefa muito cansativa, e que pouco corresponde à ideia inicial de passar mais tempo ao lado dos filhos.
Para Cristiane Viude Fernandes Sevilla, consultora do Sebrae-SP, aponta como maiores desafios das mães empreendedoras o planejamento do trabalho e a separação da vida pessoal e profissional.
- Eu Amo Minha Quebrada, fundado por Júlio Fessô, promove inclusão social no Morro do Papagaio
- Descubra o Brasil do alto: 10 destinos incríveis para voar de balão
- 9 sinais de demência precoce para ficar atento em você e em seus familiares
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
A seguir ela compartilha algumas dicas -aparentemente simples, é verdade, mas que podem fazer toda a diferença- para ajudar mães empreendedoras a superarem esses desafios:
Tenha um espaço físico somente para trabalhar
A consultora recomenda que a mãe empreendedora tenha um espaço para trabalhar dedicado exclusivamente a essa atividade. “Para evitar que ela esteja ao telefone, conversando com o cliente, e o filho entre pedindo algo. Para não misturar as questões da casa com o trabalho. Numa analogia, é como os empreendedores que não separam a conta jurídica da física.”
Defina a hora de trabalhar, e a hora de ficar com os filhos
Mais uma vez, é preciso haver uma separação, ou nenhuma das duas tarefas será cumprida de forma satisfatória.
“Ela precisa se programar, ter uma agenda, reservar tempo para ela como mãe e como empreendedora. Uma das dificuldades é criar uma rotina de trabalho, definir horário para o negócio e para os filhos”, diz Sevilla.
Evite trabalhar de madrugada
A jornada dupla só vai costribuir para deixar a mãe exausta e improdutiva. “É a mesma sensação que tem o empreendedor que não tem domingo, feriado nem férias para descansar. É preciso ter um tempo para relaxamento, vida social. Não é saudável trabalhar assim e a pessoa deixa de ter ideias, de se reinventar.”
É preciso saber que ter seu próprio negócio vai ocupar muito de seu tempo
Seja realista: ser dono de um negócio toma tempo e demanda muita dedicação. “É falsa a ideia de que o empreendedor vai ter mais tempo. Empreendedor demanda muito tempo. É diferente de ser funcionário e ter horário para entrar e sair.”
Com informações de Maternar.