Mais de 96% das crianças cearenses de 5 a 6 anos estão na escola
Universalizar a educação primária é a meta 2 dos Objetivos do Milênio. No Ceará, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola é de 96,29%, em 2010. No mesmo ano, a proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental é de 86,02%; a proporção de jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo é de 56,89%; e a proporção de jovens de 18 a 20 anos com ensino médio completo é de 37,39%. Entre 1991 e 2010, essas proporções aumentaram, respectivamente, em 52,39 pontos percentuais, 67,22 pontos percentuais, 46,38 pontos percentuais e 30,06 pontos percentuais.
O desafio, no entanto, é superar a defasagem idade-série. Em 2010, 83,55% da população de 6 a 17 anos do Estado estavam cursando o ensino básico regular com até dois anos de defasagem. Em 2000 eram 68,60% e, em 1991, 63,72%.Dos jovens adultos de 18 a 24 anos, 9,68% estavam cursando o ensino superior, em 2010. Em 2000, eram 4,56% e, em 1991, 2,49%.
Qualidade
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Isabel Ciasca, diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) afirma que o Estado atingiu a universalidade do ensino. No entanto, ressalta que é preciso trabalhar a qualidade do ensino. “O aprendizado ainda não atingiu o nível desejado para que as crianças saiam com o seu potencial de desenvolvimento garantido”, enfatiza. Para isso, acrescenta, é necessário trabalhar na formação dos professores e para que haja um maior envolvimento da sociedade com a escola.
“A educação está inserida em um sistema que se confunde um pouco com a sociedade. Então, todas as questões política, econômica e cultural também têm reflexo na educação. A gente precisa de uma série de fatores para atingir essa qualidade, a formação dos professores é um deles”, frisa a especialista. Outro problema que cita é a distorção idade-série, o que, em sua visão, pode ser resolvido com educação em tempo integral.
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