Método BLW: 10 passos para fazer a introdução alimentar

Veja os cuidados e dicas antes de começar o desmame do seu filho

Você já ouviu falar sobre a Introdução Alimentar BLW? BLW são as iniciais de Baby-Led Weaning (que em português significa o “desmame guiado pelo bebê”), ela é uma abordagem de introdução alimentar em que o bebê tem o seu desenvolvimento, ritmo e autonomia respeitados.

A fase da introdução alimentar, que vai de 6 meses a 2 anos, é o momento em que começa o desmame, ou seja, quando o bebê para de se alimentar exclusivamente de leite materno ou fórmula, e passa a ter outros alimentos ocupando esse espaço. É o período de transição em que até 1 ano de idade o leite ainda é o alimento principal, e a partir de 1 ano passa a ser complementar.

O método BLW respeita a autonomia do bebê
O método BLW respeita a autonomia do bebê

O BLW se popularizou no Brasil nos últimos anos e agora vou passar aqui um passo a passo de como fazer uma Introdução Alimentar BLW de sucesso!

Passo a passo para a Introdução Alimentar BLW

1. Acesse o aplicativo BLW Brasil App (gratuito!)

A primeira coisa que você tem que fazer é baixar gratuitamente o primeiro e único aplicativo do Brasil que ensina como fazer a abordagem BLW. Ele foi feito para ajudar pais, pediatras e nutricionistas a se apoiarem em como fazer essa forma de introdução alimentar.

O app é bem completo, lá tem um guia sobre como preparar e oferecer os alimentos de forma segura e saudável, fotos, vídeos, cardápios e receitas mil. Clique aqui pra baixar no iOS (iPhone) ou clique aqui pra baixar no Android.

Parte do conteúdo daqui foi baseado no que está lá! ;)

2. Comece a Introdução Alimentar BLW a partir dos 6 meses

Antes dos 6 meses o bebê só precisa de leite materno ou fórmula. Então ele não precisa, nem deve, experimentar nada. Isso porque antes disso o sistema o imunológico e digestivo ainda são imaturos, se eles começarem antes terão uma chance maior de desenvolver intolerância a certos alimentos, alergias, obesidade e outros problemas.

Além disso, o leite materno ou fórmula são muito mais nutritivos do que qualquer pedaço de cenoura, não tem porque tirar um alimento supercompleto para dar outro não tanto, apenas pela sua ansiedade.

Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e a Academia Brasileira de Pediatria orientam leite materno ou fórmula exclusivos até os 6 meses.

E se ele apresentar todos os sinais de prontidão:

View this post on Instagram

E aí, se deve começar o BLW (e qualquer outra forma de introdução alimentar)? Apenas se você puder marcar um V em TODOS os pontos abaixo: . -Ele tem 6 meses ou mais. Antes dos 6 meses ele só precisa de leite materno ou fórmula. Então ele não precisa, nem deve, experimentar nada. Isso porque antes disso o sistema o imunológico e digestivo ainda são imaturos, se eles começarem antes tem uma maior chance de desenvolver intolerância a certos alimentos, alergias, obesidade e outros problemas. Além disso, o leite materno ou fórmula são muito mais nutritivos do que qualquer pedaço de cenoura, não tem porque tirar um alimento super completo para dar outro não tanto, apenas pela sua ansiedade. Inclusive a recomendação na Organização Mundial da Saúde, o ministério da saúde e a Academia Brasileira de Pediatria orientam leite materno ou fórmula exclusivos até os 6 meses. . -E ele apresenta todos os sinais de prontidão: -Senta com o mínimo de apoio ou nenhum apoio. A postura correta do bebê diminui o risco de engasgo. Se eles tiverem um alimento na boca e quiserem expulsar, é importante que eles estejam retos e possam se inclinar pra frente se necessário, assim a gravidade ajuda a comida sair da boca. Dessa forma eles conseguem ativar o reflexo de GAG com segurança, se estiverem tendo GAG, estar inclinado pra trás só vai piorar. E ao conseguir ficar sentado assim, significa que ele já é capaz de sustentar a cabeça e ter controle sobre o tronco, e isso permite ele ter a mobilidade necessária com os braços para alcançar o alimento, pegá-lo e levá-lo à boca. -Leva objetos à boca. Bom, se ele ainda não leva um brinquedo à boca, ele provavelmente também não vai levar a comida. -Mostra interesse pelos alimentos dos adultos. Quando ele vê que a família está comendo, ele também quer participar e explorar esse alimento. Geralmente ele olha, fica curioso e com interesse em pegar o alimento. Se ele ainda não tiver os sinais, espere mais uns dias, e observe de novo. Não costuma demorar muito mais, eu só comecei a IA com a Alice com quase 6 meses e meio, e deu tudo mais que certo, não precisa ter pressa. Se o bebê for prematuro, usa-se a idade corrigida, converse com seu pediatra.

A post shared by BLW Brasil App (@blwbrasilapp) on

3. Saiba fazer a manobra de Heimlich

Estudos comprovam que os riscos de um bebê se engasgar com leite, papinha ou alimentos sólidos (oferecidos da forma adequada) são os MESMOS.

O engasgo é um evento raro de acontecer, mas muito sério e por isso é necessário você saber o que fazer nesse momento. Mesmo quem for oferecer papinha, não se pode de forma alguma achar que não pode ocorrer um engasgo.

Continue lendo aqui: 10 passos para fazer a Introdução Alimentar BLW (Baby-Led Weaning)

Texto escrito por Juliana Bretas e publicado no Superela

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3