Ministério da Saúde lança protocolo para incentivar parto normal e combater cesáreas desnecessárias
Para combater ‘epidemia de cesarianas’ no Brasil, o governo acaba de lançar um Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para Cesariana.
O material apresenta parâmetros para as Secretarias de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios e visa apoiar profissionais e combater a falta de informação sobre o tema, combatendo inverdades como ‘a cesariana é mais segura’ e ‘o parto normal é sempre um procedimento de dor e sofrimento’.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil está entre os países com maiores índices de realização de cesarianas. Dados do Ministério da Saúde indicam que a 55% dos partos realizados no país são cesarianas, na rede privada o índice chega a 84%, na pública as cesarianas contabilizam 40% dos partos.
O documento também contém informações sobre casos em que a cesariana é, ou não, indicada. A cesárea é indicada, por exemplo, para prevenir a transmissão do HIV ou para gestantes que tiveram infecção primária do vírus por herpes simples durante o terceiro trimestre.
Com informações de G1.