Mostra identifica projetos que valorizam as expressões infantis
Por que é tão difícil que as manifestações, ideias e expressões infantis sejam reconhecidas e valorizadas nas escolas de Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental? O que é necessário fazer para mudar essa realidade?
Foi buscando respostas a essas reflexões que o Instituto Avisa Lá e seus parceiros criaram a Mobilização Ocupação Criança, iniciativa que tem como missão sensibilizar, comunicar e socializar práticas que respeitam o potencial infantil.
Os interessados em participar devem preencher um formulário disponível no site Ocupação Criança até 31 de agosto. Nele, o município, a escola ou o professor devem descrever as ações desenvolvidas que valorizam as manifestações infantis, sejam elas expressões das diferentes linguagens , do jogo simbólico com registro de falas, enredos e cenários protagonizados pelas crianças, suas escritas iniciais, ações de gestão para viabilizar o protagonismo infantil, entre outras.
- Saiba como resgatar a skin grátis de Snoop Dogg para o Natal do Fortnite
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
O site da Mobilização Ocupação Criança criou um Banco Virtual de Práticas em que é possível conhecer as ações selecionadas na 1ª. Mostra, como, por exemplo, o projeto Viagem ao Espaço. Nesta iniciativa, a valorização das indagações das crianças, as brincadeiras e as pesquisas levaram à construção de um projeto que destaca as potencialidades e o protagonismo infantil.
As práticas selecionadas nas duas mostras serão apresentadas no 2º. Seminário da Mobilização, a ser realizado em novembro de 2017, na cidade de São Paulo.