Movimento ‘Barão para crianças’ mapeia a qualidade das praças em Campinas

09/02/2015 17:03 / Atualizado em 06/05/2020 18:43

O Movimento “Barão para Crianças” começou como muitos outros que se propõem a ressignificar praças abandonadas: com um morador que fazia sozinho a limpeza da Praça João Eduardo Geremias no distrito de Barão Geraldo, em Campinas e que se cansou do trabalho difícil.

Quando a designer gráfica Emília Albano mudou para a cidade, logo quis usufruir da Praça com suas duas filhas, Joana de 5 anos e Luíza de 7. Ela se propôs a ajudar seu Máximo Geremias, o zelador voluntário, e criou um abaixo-assinado pedindo providencias à subprefeitura.

A petição impulsionou outros interessados que concordam que a recuperação das praças é essencial  para as crianças e todos os moradores da cidade. Pais, mães, educadores, ativistas e moradores se uniram e criaram um movimento da sociedade civil com um objetivo: Tornar Barão Geraldo mais acolhedora à infância.

 
 

Um site colaborativo foi a primeira ação do grupo. Qualquer um cadastra no mapa uma praça que está precisando de cuidados, informa o que falta e o que já funciona bem.

A partir dos dados e imagens coletadas, o grupo vai tentar providências com o poder público, iniciativa privada e comunidade. “A plataforma também pode ser útil o para outras cidades”, entusiasma-se Emilia.

Para a designer, ver as praças ocupadas e bem cuidadas é sinônimo de qualidade de vida. Suas filhas, que já até fizeram festa de aniversário na praça, estão sendo influenciadas . “Elas ajudam a recolher o lixo, estão aprendendo como funciona um abaixo-assinado e envolvidas com a causa”, conta.