MovimentoDourado incentiva diagnóstico precoce do câncer infantil

Neste mês de setembro, a luta contra o câncer infanto-juvenil ganha ainda mais força com o Setembro Dourado, campanha nacional do Graac – Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer –  que reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil.

Um ação que está movimentando as redes sociais é a utilização do cartaz “Eu apoio as crianças do GRAACC”, que permite que qualquer pessoa participe. Basta imprimir, tirar um foto e publicar a imagem nas redes sociais.

Além disso, qualquer usuário que queira se engajar, pode trocar o avatar do Facebook por um dourado personalizado. É só clicar aqui.

Eu apoio as crianças do GRAACC.

Câncer infantil

Câncer é um conjunto de doenças nas quais existe uma multiplicação anormal de células doentes. Às vezes, as células continuam tendo uma aparência normal e ficam só no lugar onde nasceram. Dizemos, então, que existe um tumor “benigno”. Quando as células têm aparência diferente do normal, multiplicam- se muito e têm a capacidade de produzir metástases, ou seja, começam a se espalhar por várias partes do corpo, dizemos que existe um tumor “maligno”, ou câncer.

Apesar de o câncer ser raro em crianças, ele é a causa de morte mais frequente nesta idade, só ficando depois de acidentes e de doenças infecciosas.  São 12 mil novos casos por ano, se o câncer for descoberto cedo, a chance de cura é de mais de 70%.